Kayak: Sua operação

Você seleciona os dias que deseja viajar, a origem e o destino e o dá para procurar. Após alguns segundos, vários resultados aparecem na tela. Estes resultados são a consequência de centenas de pesquisas internas que os usuários não vêem, mas que todos os sites de comparação de preços e pesquisas de viagens rastreiam automaticamente centenas de provedores para entregar os resultados. Mas como é que eles funcionam exactamente?

Para o provar, fomos a Berlim, onde o motor de busca Kayak tem um dos seus principais escritórios europeus. Aí conseguimos falar com algumas das pessoas responsáveis para que nos possam dizer o que está por detrás da cortina, as coisas que fazem uma página como a sua funcionar, mas que nós, os utilizadores, não conseguimos ver.

Lá conversamos com Matthias Keller, cientista-chefe e vice-presidente de tecnologia da empresa, além do gerente de marketing Stefan Petzinger e outros técnicos. Juntos, eles responderam às nossas perguntas e têm-nos explicado como funciona o seu website.

É assim que o Kayak funciona a partir do interior

Algoritmos são a grande pedra angular de páginas como o Kayak. Quando você entra nele e realiza uma pesquisa, seu mecanismo começa a realizar simultaneamente centenas de pesquisas diferentes nas páginas de seus provedores associados, quase sempre através de suas APIs. Quando eles recebem os resultados, outro algoritmo de mecanismo de pesquisa os organiza automaticamente em um formato de coluna única, agrupando os diferentes resultados para o mesmo vôo.

Por exemplo, se for um voo, os resultados serão organizados por preço, embora com sugestões que levam em conta aspectos como a duração do voo, escalas ou se for uma companhia aérea de baixo custo. Por outro lado, se você está procurando hotéis, o preço não é a coisa mais importante, e outros parâmetros influenciam a ordem, como opiniões, faixa de preço ou distância do centro de uma cidade.

Nos fornecedores, a Keller atrai-nos uma boa relação com eles. “O Kayac é uma grande fonte de tráfego para eles, e um bom lugar para eles encontrarem consumidores que fazem reservas com eles. Há empresas que não querem aparecer em qualquer índice de voos, por isso, nesses casos são limitados a mostrar os resultados no motor de busca, mas sem mostrar o seu preço nos resultados.

Muitos de nós que usamos páginas como esta notaram que às vezes os preços podem variar de uma pesquisa para outra. Quando perguntamos ao Matthias, ele diz-nos que estão perfeitamente conscientes de que as pessoas pensam que são elas que manipulam os resultados, mas assegura-nos que não fazem nada disso, embora saibam perfeitamente que há muitas pessoas que utilizam sessões privadas ou vários browsers precisamente por causa disso.

Kayak garante que suas buscas são anônimas

De acordo com a versão que eles nos deram, “As buscas em Kayak são anônimas e sempre mostram os mesmos resultados”. Mas por que existem tais diferenças? Segundo o vice-presidente de tecnologia, os preços podem mudar devido a horários e datas, já que as companhias aéreas podem fazer alterações em poucos minutos, mas não modificam deliberadamente, dependendo do dispositivo.

A web também implementa outras funções, como um algoritmo de previsão de preços. Este algoritmo procura na história interna como os preços se moveram outros anos em datas semelhantes, e de acordo com os resultados aconselha a fazer um voo agora esperar alguns dias, porque ele acredita que poderia baixar o preço.

Outra coisa que normalmente não vemos os usuários é como Kayak faz com que seus técnicos saibam como as mudanças que implementam afetam a web. Para isso, nos escritórios conseguimos ver telas nas paredes com o tráfego em tempo real, de modo que, se algo quebra a web, eles verão imediatamente que há uma queda no tráfego.

Sendo uma página muito importante, é surpreendente que tenham adquirido outros portais semelhantes como o Momondo. Quando perguntado por que eles explicaram que tudo é uma questão de estratégia de expansão, uma vez que Momondo foi forte em países como a Rússia, onde Kayak tem menos presença, por isso é uma maneira de se posicionar nesse mercado.

Como o Kayak faz dinheiro

Ao procurar voos e hotéis na Internet pode encontrar dois tipos de páginas, OTAs e motores de metabusca. Sua finalidade é a mesma, para ajudá-lo a encontrar vôos e hotéis ao melhor preço, mas a maneira como eles trabalham e, acima de tudo, a maneira de ganhar dinheiro é totalmente diferente.

As OTAs são agências de viagens online e, portanto, o seu nome, que significa Agência de Viagens Online. Entre eles podemos encontrar grandes páginas como Booking, e ganhar dinheiro comprando reservas de stock e vendendo-o a um preço

E depois há meta-motores de busca como o Kayak, que não lhe oferecem a possibilidade de comprar voos, mas simplesmente ligá-lo a OTAs onde você pode comprá-los. Como outros motores de busca na rede, sua maneira de ganhar dinheiro é vender espaço publicitário em seu site. Além disso, foi-nos igualmente dito que dispõem de um sistema de encaminhamento com o qual os prestadores de serviços pagam uma pequena comissão em troca da introdução de cliques no seu sítio Web.

Isso é sustentável porque os clientes da Kayak não são os viajantes, mas as empresas que os usuários podem encontrar no mecanismo de busca. Vá lá, esta página não só vive sobre o número de pessoas que entram, mas o interesse das OTAs para esses usuários para ir até eles através do motor de busca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo