TripAdvisor: O que é e como funciona

O setor de albergues vive atualmente por palavra de boca em boca. Ou seja, das opiniões que os usuários deixam nas diferentes plataformas turísticas. Neste sentido, TripAdvisor é um Titanic na Internet. Tanto assim, que alguns dizem que se o seu hotel ou restaurante não está neste site não existe. Hoje queremos mostrar-lhe como funciona o TripAdvisor para que possa destacar-se nos seus domínios.

Uma verdadeira história de sucesso

O TripAdvisor é a principal plataforma de turismo do mundo. Seu nascimento remonta a 1999, quando seu fundador, Stephen Kaufer e sua esposa, perceberam quando foram a uma agência de viagens que a informação oferecida por cada lugar era muito asséptica e escassa. Desta forma, o que é hoje uma referência mundial no sector da hotelaria e turismo foi posto em marcha.

Kaufer, juntamente com sua equipe de sete pessoas, criou uma empresa que ofereceu aos visitantes críticas de seus próprios negócios. Opiniões reais que os próprios usuários deixaram como uma revisão de sua experiência em um determinado hotel, restaurante, etc. A TripAdvisor nasceu assim, uma empresa que com seus comentários conseguiu mudar até mesmo a política de preços de muitas empresas que, até agora, tinham a frigideira pelo cabo. Hoje, o TripAdvisor tem mais de 2700 funcionários.

 

Fatos sobre o TripAdvisor

Para entender a evolução surpreendente deste gigante do turismo é necessário mencionar uma série de dados, tais como:

  • Tem um tráfego de 455 milhões de visitantes únicos por mês.
  • Nesta plataforma você pode ler mais de 570 milhões de comentários e opiniões de usuários.
  • Há opiniões de aproximadamente 7 milhões de acomodações e restaurantes.
  • Os sites da marca TripAdvisor estão disponíveis em 49 mercados diferentes e são o lar da maior comunidade de viajantes do mundo.

O que começou como um lugar para consultar as opiniões dos viajantes tornou-se um comparador da indústria da hospitalidade, competindo com plataformas tão poderosas como Trivago e Kayak. Finalmente, em 2016 o TripAdvisor optou pelo que é conhecido como Instant Booking.

O que é a Reserva Instantânea no TripAdvisor?

A fim de melhorar a experiência do usuário em dispositivos móveis, o TripAdvisor criou a opção de os consumidores fazerem reservas dentro da própria plataforma. O TripAdvisor garante assim que os clientes nunca saiam do seu site, durante todo o processo de compra, permitindo-lhes fazer a reserva do site escolhido no site. Mais uma vez, os objectivos deste gigante do sector do turismo conseguiram alterar as estratégias das empresas que nele publicitam anúncios. Enquanto antes os hotéis e restaurantes dominavam o mercado, agora essas empresas têm que lutar muito mais para conseguir uma boa posição dentro do TripAdvisor.

Isto significa não só ter preços mais competitivos, mas também obter valor acrescentado para todos os seus serviços. Essas estratégias de engajamento e satisfação do cliente são as que obtêm boas classificações no TripAdvisor. A Reserva Instantânea desta plataforma não implica a perda de vendas por parte dos hotéis, uma vez que estes continuam a chegar através da OTA. O que significa é a redução das vendas directas com as reservas feitas no próprio sítio Web das empresas.

Como funciona o TripAdvisor

O ranking elaborado em Tripadvisor depende de uma série de algoritmos que determinam a posição de cada alojamento/restaurante. Graças a este conjunto de variáveis é possível mostrar uma lista de recomendações confiáveis, baseadas em:

Qualidade: esta característica é mostrada por um sistema de avaliação que é mostrado na forma de bolhas. Um estabelecimento com um maior número de classificações de 4 e 5 bolhas será classificado acima daqueles com menor pontuação de bolhas. No entanto, o TripAdvisor queria que estes dados fossem ainda mais completos do que antes, por isso introduziu o algoritmo da idade das avaliações, bem como o número de opiniões sobre o mesmo estabelecimento.

A quantidade: desta forma, passamos à importância do número de valorizações mencionadas no ponto anterior. A melhoria do algoritmo trata a nível estatístico esta dupla relação entre o aumento do número de valorizações e a pontuação do estabelecimento. Quanto mais opiniões, maior é a certeza sobre a experiência que o estabelecimento pode trazer aos viajantes. Desta forma, o posicionamento no ranking é mais justo.

Antiguidade das revisões: uma opinião recente não vale o mesmo que uma revisão ultrapassada. A TripAdvisor entende que uma empresa de turismo foi capaz de fornecer um bom serviço em um período no passado, mas que não precisa ser a mesma no presente. Assim, a modificação do algoritmo leva em conta, além da qualidade e quantidade das pontuações, sejam elas recentes ou não, dando prioridade àquelas que são mais atuais que as antigas.

Dicas para conquistar o TripAdvisor

Nesta plataforma mundialmente famosa, a coisa mais importante é a gestão de opiniões. Acima de tudo, é a gestão das recusas. Os protocolos de ação nesses casos são extremamente importantes. Se recebermos críticas positivas, devemos sempre agradecer ao cliente pelo trabalho realizado ao escrever esta publicação e convidá-lo a visitar-nos novamente sempre que desejar. Se a crítica for negativa, o protocolo das mensagens é ativado com um pedido de desculpas em que a empresa deve prestar atenção para compensar o erro cometido. Neste caso, algumas promoções ou descontos podem entrar em ação para não perder clientes e dar-lhes a oportunidade de verificar como os problemas mencionados na sua crítica foram resolvidos. Esta avaliação dos clientes e os seus comentários devem ser efectuados no prazo de 24 horas, a fim de evitar a contaminação de outros potenciais clientes. Se você responder respeitosamente às reclamações e resolver soluções, você pode gradual e definitivamente recuperar a confiança do seu cliente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo